sexta-feira, 27 de maio de 2016

Reinventando a magia da leitura

Meter-se a atuar no universo da escrita acarreta lá suas dificuldades, bem como toda e qualquer atividade a que o cidadão decida se dedicar com afinco e envolvimento, mas também reserva surpresas fascinantes, agradáveis e emocionantes. Essas surpresas consistem no prêmio inesperado e imensurável que decorre diretamente da forma como o trabalho repercute na comunidade, justificando assim todo o esforço dispensado na construção de uma carreira, seja ela na área que for. No caso da escrita, elas vêm embaladas nos mais diversos formatos e são sempre bem vindas. Uma delas chegou na forma de um convite/homenagem que ainda está a tirar meu sono devido à alegria que está causando.
Dias atrás, recebi um telefonema/convite/comunicado, protagonizado pela professora e amiga Maria Cristina Tiburi Pisoni, informando que meu nome havia sido escolhido para ser o Patrono da edição deste ano da Feira do Livro do Colégio São Carlos, daqui de Caxias do Sul. O evento vai para sua 26ª edição, consolidado já como uma das programações culturais e literárias de tradição da cidade, mesmo que restrita às atividades específicas de um educandário. Mas um educandário que justamente em 2016 celebra seus 80 anos de existência e atuação em favor da formação de cidadãos para Caxias do Sul, a região e o mundo. E essa formação passa necessariamente pelas iniciativas desenvolvidas em favor da aproximação dos alunos ao universo da leitura. Iniciativas como a Feira do Livro que, nessa edição em que terei a honra de ser Patrono, acontece de 7 a 9 de junho, nas dependências da escola. O lema da Feira é sugestivo: “Seja oito ou oitenta... A Feira do Livro reinventa”.
Sou feliz em feiras de livros! Ainda mais quando na condição de Patrono! Que alegria poder compartilhar com os alunos, professores, direção, funcionários e pais esse encantamento perene com o mundo dos livros, da leitura e da escrita, que tanto me fascina, molda e dá sentido à minha existência. E isso tudo ao lado do Homenageado da Feira deste ano, meu amigo e parceiro Antonio Giacomin, talentoso artista plástico da Serra Gaúcha, com quem já produzi dois livros em conjunto. O convite traz impresso um trecho de crônica minha, publicada em janeiro deste ano aqui no Pioneiro, cujo conteúdo rima com o momento. Reproduzo o excerto por seguir sendo verdade: “A educação é a única magia capaz de tirar da cartola cidadãos íntegros e proativos. É por meio deles que se dá o passe de mágica que transforma a sociedade para melhor. Abracadabra e façamos mágicas!”. 


(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 27 de maio de 2016)

Nenhum comentário: