sexta-feira, 20 de maio de 2016

A fórmula segue secreta

De idade, eu tinha apenas 16 anos nas costas. De ousadia (ou de falta de noção), uns dez mil séculos espalhados por todo o ser: da cabeça aos pés, do cérebro aos dedos das mãos. E foi com esses últimos (o cérebro e os dedos das mãos) que me instrumentalizei para cometer a dita ousadia: escrever uma carta ao meu ídolo. A ousadia em si não residiu no ato de datilografar a carta na máquina de escrever portátil marca Facit que eu tinha em casa, naqueles idos dos inícios dos anos 1980 (época, jovem leitora, mancebo leitor, desprovida de internet e de paletas mexicanas). A ousadia mesmo foi o ato de selar o envelope e despachar a missiva pelo Correio, rumo à residência do destinatário.
Foi! Agora era tarde demais para voltar atrás. Mas não havia muito com o que se preocupar, pois a expectativa era de que aquilo não desse em nada mesmo. Só que deu. O ídolo, duas semanas depois, respondeu. E ainda por cima se desculpando pela “demora em responder à minha missiva”. Eu não esperava por aquilo. Lembro que era no meio de uma tarde de final de dezembro de 1982 (fica fácil dizer que lembro porque ainda guardo a carta devidamente datada e, mais importante ainda, assinada), já estava em gozo das longas férias escolares e lia um livro estirado sobre o sofá da sala de estar, na casa da família, na Rua dos Viajantes. Foi quando o carteiro arremessou para dentro da sala, por meio da persiana que encobria a janela semiaberta, o maço de correspondência, provocando-me um susto.
Susto esse superado pela surpresa maior de ver, em meio à correspondência geral, a carta endereçada a mim e remetida pelo dito ídolo. Com o coração pulando à altura da boca, abri e li. Gentil, simpático, bem humorado, o escritor Luis Fernando Verissimo respondia ponto a ponto aos quesitos de minha carta. E encerrava a missiva dizendo saber, sim, a fórmula mágica para ter sucesso na literatura, mas que não a revelaria, por envolver “cogumelos do Tibet, pestanas de núbias virgens e filtros fumegantes”, além de “muita sorte”.

Como sempre soube que não poderia contar com a sorte; como nunca fui ao Tibet catar cogumelos e como jamais ousei tentar arrancar as pestanas das núbias, pois que pelas pestanas é difícil descobrir se são virgens, desisti de querer aplicar a fórmula. Ah, sim, havia os filtros fumegantes. Essa era a parte fácil, mas joguei-os fora, em um dia de faxina. Na verdade, os elementos que Verissimo manteve secretos eu só fui descobrir mais tarde. Chamam-se esforço e talento, ingredientes que ele tem de sobra. E eu aqui, há anos tentando identificar núbias virgens...
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 20 de maio de 2016) 

Nenhum comentário: