quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

... Então Adele é humana

Nem a própria Adele acreditou no que estava acontecendo. Quem assistiu ao vivo pela televisão, na segunda-feira retrasada (dia 15), à cerimônia de entrega do Prêmio Grammy aos melhores da música internacional, realizada nos Estados Unidos, presenciou o inacreditável momento histórico: uma das maiores vozes da música pop atual desafinando para o mundo inteiro. Adele cantava à capela, só ela e um pianista, e, lá pelas tantas, foi-se o boi com a corda: desafinou e não teve como recuperar a qualidade até o final da canção. Como pode?
Bom, aí é que está a coisa: pode. Pode, sim. Escorregar na maionese quando menos se espera é algo que pode acontecer a todos os mortais, inclusive com aqueles que parecem menos mortais do que os outros, como astros do quilate de Adele. Isso porque somos humanos e cometer erros faz parte da essência de nossa espécie. Porém, viver neles, repeti-los e nada aprender com eles significa optar pela via contrária ao desenvolvimento e ao crescimento pessoal. Uma erradinha básica de vez em quando até pode ser saudável para promover a retomada de nossa própria condição humana, amenizar possíveis soberbas, convidar à autorreflexão, reordenar caminhos, retomar o treino, cultivar a benfazeja humildade. Mas é preciso, para tanto, saber lidar com as derrapadas. Aí é que está o pulo do gato. Aí é que são elas. Uma desafinada pode ser revertida na chance de reafinar aspectos internos de nós mesmos, que talvez andassem sendo negligenciados.
Vejamos o exemplo de Adele. A cantora desafinou no palco, ao vivo, e o que ela fez? Bom, primeiro, agiu como todo e qualquer ser humano faria: botou abaixo o camarim com chutes e bater de portas, claro. Afinal, o camarim precisava ser punido pela desafinada dela (e quem nunca puniu os outros por suas próprias falhas, que jogue o primeiro microfone). Depois, abrandou a frustração saindo da dieta e devorando um hambúrguer duplo, batatas fritas e bebendo cerveja. Tudo embalado a muitas lágrimas.
Até aí, tudo normal. Rodou a baiana e abrandou a frustração, como fazemos todos nós, crianças humanas. Só que, depois, passou a tirar de letra: deu entrevistas, contou isso tudo, riu da situação e prometeu a si mesma melhorar, porque todos estamos sujeitos a errar. Somos humanos e imperfeitos, errar faz parte. O bonito da condição humana é justamente aprender com os erros e buscar permanentemente essa perfeição que, mesmo jamais alcançada, sinaliza o caminho perene da própria humanização.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 24 de fevereiro de 2016) 

Nenhum comentário: