quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Carnaval Argentino - Parte 2

Conforme comecei a contar ontem aos estimados leitores e às valorosas leitoras, a sexta edição do Bloco da Velha que, domingo, reuniu público recorde de 20 mil foliões pelas ruas da cidade, trouxe-me alguns dissabores por conta de meu amigo Argentino, carnavalesco de primeira hora desde que adotou Caxias do Sul para viver há 20 anos e prestigiador do evento criado e organizado pelo pessoal da Livraria e Café do Arco da Velha desde a primeira edição. Estava eu tranquilo em casa, lendo um livro de Daniel Defoe (detalhe que não concorre em nada para a compreensão da história, mas vá lá, em se tratando de Carnaval, a tolerância alheia aumenta e aproveito-me), quando meu telefone toca e é o Argentino, desesperado, informando que havia perdido seu celular no meio daquele oceano de gente, de ala-la-ô e de serpentina.
Para me avisar do ocorrido, Argentino pedira emprestado o “teléfono” de um amigo que recém havia feito ali na turba, chamado Ralphson. “Que quer que eu faça?”, perguntei a Argentino. “El teléfono caiu do bolso de minha bermuda creo que bem no início da la caminhada” (o Bloco da Velha sai em passeata dali do centro, defronte à livraria, e dirige-se pela Rua Os 18 do Forte até o Largo da Estação, em São Pelegrino, por quadras e quadras), disse-me ele, em meio ao ala-la-ô ala-ô circundante, que dificultava a compreensão. Consegui entender que Argentino queria que eu saísse de casa e fosse até a região de onde partira a procissão carnavalesca, vasculhar a rua para achar seu telefone, que eu conhecia bem, revestido com uma capinha de celular com a bandeira da Argentina.

“Por que você não dá meia-volta e vai até lá você mesmo?”, perguntei, bastante lúcido”. “Pero no me puedo locomover-me de acá... la multitud es muy, muy, muy compacta, Marcos. Usted no compreendería! Es impossible dar la vuelta. Estoy en el ojo del furacán! Solo puedo seguir adelante junto com la turba, e adelante, e adelante! No hay como volver”, respondeu ele, transtornado. Não me restava outra alternativa senão apaziguá-lo prometendo que, sim, eu sairia da tranquilidade de minha casa onde lia um livro de Daniel Defoe e iria até o centro da cidade, vasculhar a Rua Os 18 do Forte nas primeiras quadras do início do desfile do Bloco da Velha, à cata de seu precioso telefone celular que deveria estar caído por ali. Que me restava fazer? Amigos são para essas coisas (coisas como essas, sim, é que são específicas para amigos do Argentino, mas, vá lá), e fui. Vejam amanhã o que rolou alalaô-alaô.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 10 de fevereiro de 2016)

Nenhum comentário: