quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Subindo pelas paredes

O Ministério das Crônicas Mundanas (Microm) adverte: pais, não leiam esta crônica a seus filhos; avós, não a leiam a seus netos; tios, não a mostrem a seus sobrinhos; padrinhos, afastem dela seus afilhados; professores, retirem-na das salas de aula. Sim, porque a mundana crônica de hoje contém informação chocante imprópria para menores de seis anos de idade. Maiorzinhos (tipo dos sete aos 15) já estão teoricamente aptos a começar a lidar com as decepções que a vida enfileira, mas, mesmo assim, se forem lê-la, melhor fazê-lo acompanhados de adulto responsável. Já os adultos, responsáveis ou não, estão sujeitos à própria sorte e leiam por sua conta e risco, se assim o ditar a inegociabilidade de sua curiosidade.
Não, madame, fique tranquila, não vamos falar aqui do Papai Noel, nem do Coelhinho da Páscoa, muito menos do motorista cordial e do homem civilizado, essas coisas que a gente descobre que não existem assim que se abandona o bico. Nós vamos falar é do Homem-Aranha. Como é? A senhora acha baboseira todo esse introito só para vir com a informação de que o Homem-Aranha não existe, coisa que seu netinho de quatro anos já afirma quando veste a máscara do escalador de paredes e anuncia que aquilo é “só de brinquedo”, com o intuito de tranquilizar toda a família? Mas não é isso, madama. Que o Homem-Aranha não existe, isso até meu afilhadinho de também quase quatro anos já sabe. O furo é mais embaixo, está mais enredado. Veja no parágrafo a seguir.
O problema, madame, não é que o Homem-Aranha não existe. É que cientistas norte-americanos, em conjunto com cientistas britânicos (veja o peso da coisa), anunciaram esta semana em uma publicação científica, após exaustivas pesquisas, provando por A mais B (e parece que até o C está envolvido na coisa), que o Homem-Aranha não só não existe como (agora vem) não pode e nem poderá existir. O Homem-Aranha, senhores pais e responsáveis, não pode cientificamente existir porque nenhum ser maior do que uma lagartixa (diz a pesquisa, li isso na notícia) é capaz de possuir e/ou desenvolver a aderência necessária para caminhar na vertical em paredes ou nos tetos, ao redor do lustre da sala.

Ou seja: seu netinho até pode saber que o Homem-Aranha não existe. O que ele pode não estar preparado para saber é que nem ele, nem ninguém, poderá vir a se transformar no Homem-Aranha. Nosso horizonte humano de heroísmo ainda se restringe ao âmbito do exercício diário da cidadania mesmo. Fazer o quê?
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 20 de janeiro de 2016)

Nenhum comentário: