sábado, 16 de janeiro de 2016

Essa tal Sétima Arte


Final de semana passado rolou a premiação do Globo de Ouro, nos Estados Unidos, concedido pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood aos melhores em várias categorias do cinema e da televisão. Costuma-se dizer que o Globo de Ouro funciona como uma espécie de prévia do Oscar, cuja cerimônia acontece semanas depois (este ano, a entrega do Oscar está marcada para o dia 28 de fevereiro; prepare a pipoca, o travesseiro e o bule de café preto). É a festa da dita Sétima Arte, que embala o começo do ano dos apreciadores de produções cinematográficas e televisivas, já que os seriados de TV conquistaram um grau de maturidade estética à altura do que se costumava ver somente nas telonas.
Tá, mas, espera aí. Afinal de contas, por que “sétima arte”? Existem seis anteriores a ela? Quais são? E qual seria a oitava, uma vez que as histórias em quadrinhos são consideradas a nona arte? Esse tipo de coisa que passa como nuvem pelos neurônios da gente tarde da noite, recostado no travesseiro, assistindo à televisão, não pode passar batido. Porque, senão, o mesmo impasse volta dias depois, a gente se questiona de novo em hora imprópria (dirigindo o carro, tomando banho, fazendo a barba, jogando futebol, esquiando nos Alpes) e mais uma vez deixa passar. Nanana, isso precisa ser solucionado. Para tanto, uma visita aos alfarrábios se faz necessária.
E a gente retorna da visita aos alfarrábios sabendo das coisas, solucionando o pequeno impasse informativo e pronto para seguir adiante, a mente liberta dessas fumacinhas que obscurecem o entendimento das coisas. Como é madame? Também quer saber? Bom, agora a senhora me colocou na obrigada, afinal, um cronista mundano precisa cultivar a boa relação com seus leitores compartilhando aquilo que descobre. Certo, a pedidos, então lá vai. Até meados do século 19, vigoravam as seis artes clássicas, elencadas meio que por ordem de aparição na história da humanidade, a saber: música, dança, pintura, escultura, teatro e literatura.

Daí veio a tecnologia decorrente da Revolução Industrial na Era Moderna e surgiu o cinema, que ganhou, então, status de sétima arte. A oitava seria a fotografia (que surgiu antes e possibilitou o cinema, correto, mas passou a ser desenvolvida como arte um pouco mais tarde, dizem os estudiosos da coisa). E agora, os quadrinhos, a nona arte. Viu, madame, como é importante saber das coisas? Pesquisar as coisas? Ler crônicas mundanas? Já temos assunto para a hora do chá...
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 16 de janeiro de 2016)

Nenhum comentário: