segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Amigo ganso

José Sadi tem 59 anos, é aposentado e mora em Capão da Canoa. Até aí, nada de mais. Porém, José Sadi virou notícia neste final de ano porque vem se transformando na sensação da praia quando faz seus passeios pela orla acompanhado de seu animal de estimação pouco usual: um ganso. José Sadi passeia com o ganso a seu lado, de coleirinha e tudo, faceiros os dois pela companhia que fazem um ao outro. E chamam a atenção a ponto de virarem notícia.
Ah, sim, madame, a senhora tem razão, eu estava esquecendo de uma informação vital para a compreensão dessa história. Claro que o ganso tem nome, afinal, curioso mesmo seria alguém possuir um animal de estimação, mesmo que ganso, sem dar-lhe nome, aí, sim. Keiti é o nome do ganso. Ou será gansa? Keiti é nome de ganso ou de gansa, madame? Que sabe a senhora? Pois que sei eu também, que nada manjo de gansices. E como é que se sabe se o ganso é ganso ou gansa? Ah, sim, a senhora tem razão de novo: se botar ovo, é gansa. Dizem as notícias que Keiti já tem um ano e, portanto, creio que já deve ter botado um que outro ovo, se for fêmea. Mas isso também pouco importa.
O que importa de verdade é que minha atenção foi despertada não exatamente por ver a foto de Keiti, o (a) ganso (gansa) andando de coleirinha ao lado de José Sadi, como se fosse estapafúrdia a determinação de alguém eleger um ganso como animal de estimação. Mas, sim, o que me surpreendeu foi a surpresa das pessoas, arraigadas, em sua maioria, aos seus imutáveis conceitos pré-estabelecidos, que as induzem a aceitar somente gatos, cachorros, cavalos, passarinhos e peixinhos de aquário como passíveis de estima. Daí um ganso na coleirinha passa a ser visto com estranheza.

Ora, mas se Keiti consegue estabelecer com José Sadi uma sadia relação de estima, qual o problema nisso? Onde a estranheza? Cada um cultiva as amizades que bem entende, e ninguém tem nada a ver com isso. Se você se acha no direito de me jugar a partir daqueles com quem ando, cuidado: tenho o direito de fazer o mesmo em relação a você, a partir, claro, de meus parâmetros e conceitos. José Sadi que passeie o quanto quiser com o ganso Keiti na coleirinha à beira da praia, para mim, está tudo ótimo. Afinal, antes de julgar com quem os outros andam, prefiro me cercar de quem me faz bem e ponto final. Onde arranjo coleirinha para ganso?
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 28 de dezembro de 2015)

Nenhum comentário: