terça-feira, 24 de novembro de 2015

Falta de sorte ou de mira?

Sempre que ficava impressionada com alguma coisa (e muitas eram as coisas que a impressionavam), minha avó materna colocava a delicada mão no queixo, balançava levemente a cabeça e exclamava, com seu quase imperceptível sotaque de descendente de imigrantes alemães: “nom, nom, nom: nom tem explicação”! Dizia isso especialmente quando assistia a notícias terríveis pelos noticiários da televisão ou quando escutava alguma história espantosa contada por algum familiar, alguma amiga, algum vizinho. As injustiças do mundo, a crueldade e as malvadezas cometidas pela espécie humana deixavam-na perplexa e, aí, repetia o mantra, enquanto refletia sobre as motivações da alma humana.
Mas também utilizava a exclamação, com menos frequência, quando era brindada com algum relato engraçado, surpreendente ou misterioso. Afinal, a dificuldade em encontrar explicações plausíveis para os fenômenos do mundo, humanos ou naturais, é infinita. Mas mais infinita ainda era a capacidade de minha avó de se espantar com tudo aquilo que fosse, digamos, espantoso. E convenhamos, eita espantoso mundinho este em que vivemos, não é, hein?
Pois eis que fico aqui a recordar de minha avó neste momento em que me quedo espantado com essa interessante coincidência da mega-sena acumulada aí pela décima vez em sequência agora no final deste ano. Que coisa engraçada isso, até parece ser sazonal. Basta chegar o final do ano que a mega-sena acumula, e acumula, e acumula e acumula de novo, gerando um prêmio astronômico, a brindar, lá adiante, um hiper-super-mega-sortudo que vai passar o rastel na granaiada toda. Aconteceu ano passado, também. E no anterior. Chega o final do ano e pá: acumula-se doidamente a mega-sena. Ninguém acerta os numerozinhos e o prêmio se bandeia para as estratosferas. Mas o que é que há? Os brasileiros perdem a capacidade de acertar os números da mega-sena nos meses de novembro e dezembro? Eis um bom motivo para uma pesquisa científica sobre comportamento, ou sobre a matemática das probabilidades, ou algum estudo sociológico, ou alguma investigação... Opa, investigação não, investigação não! Eu só falei em pesquisas e estudos...

Mas esquece, nada a ver, deixa assim. É que eu herdei da minha avó essa mania de me espantar com as coisas e de querer explicação... Durmamos sossegados...
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 24 de novembro de 2015)

Nenhum comentário: