segunda-feira, 17 de agosto de 2015

De marcha a ré

O principal problema que faz com que o trânsito nas cidades e nas estradas brasileiras seja um caos absoluto, cenário para estresses, acidentes, mortes e perigos diversos, vai muito além de questões estruturais. O principal problema não são os buracos e a má conservação das rodovias, ruas e estradas, apesar de esse quesito ser crucial e importante. O principal problema não é a infraestrutura antiquada e ineficiente. O principal problema não é a má sinalização e tampouco o excesso de veículos, a quase inexistência de meios de transporte alternativos (metrôs, trens, barcos, camelos...). Nada disso.
O principal problema são as gentes, as pessoas, os motoristas brasileiros que se sentam atrás dos volantes e ligam seus veículos prontos para a guerra. Armam os espíritos como se fossem enfrentar batalhas e, a partir dessa premissa, encaram todos os demais veículos ao redor como inimigos a serem destruídos, vencidos, batidos, subjugados, eliminados. O principal problema é a imaturidade psíquica do povo brasileiro como um todo, que transforma cada pseudocidadão pseudomotorista em um adolescente imaturo, impulsivo, inconsequente, agressivo, idiotizado, competitivo e inumano, a cada esquina, a cada cruzamento, a cada semáforo. Uma horda de bárbaros motorizados que fazem do trânsito uma selva canibalesca, burra e destrutiva. Em nome da pressa.
O problema é que nós, brasileirinhos, não conseguimos aceitar o trânsito que existe em nossas cidades e em nossas rodovias. Não conseguimos encarar de forma madura as deficiências estruturais que existem e que, por si só, tornam perigoso o transitar. A isso, agregamos nossa perigosa imaturidade, que prefere fazer de conta que o trânsito superpopulacionado simplesmente não deveria estar ali, daí a ansiedade, a pressa, a descortesia, a brucutice, a incivilidade. Falta percepção, falta lucidez, falta capacidade de lidar com o cenário de forma madura. Há problemas? Sim. Mas isso não nos credencia a sermos, cada um, um problema a mais.

Há muitos carros nas ruas. Muitos ônibus, muitos caminhões, motocicletas... Perceba, compreenda e aja de acordo. Deixe o nervosismo e a típica prepotência egoística subdesenvolvida e terceiro-mundista pra lá, e tente evocar um pingo de civilização dentro de você ao volante. O mundo ao seu redor pode ficar bem melhor a partir de seus próprios atos. Melhor para você mesmo, para começo de conversa.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 17 de agosto de 2015) 

Nenhum comentário: