quarta-feira, 8 de julho de 2015

A nova habitante

A nova habitante de nossa casa finalmente chegou, antes de ontem. Já fazia algum tempo que ela vinha sendo esperada, com ansiedade e expectativa. Sabíamos de antemão que sua chegada iria alterar nossas vidas, iria dar um significado novo à nossa rotina, transformaria o cotidiano. Isso na medida em que o cotidiano pode ser transformado, em que a rotina pode ser ressignificada e em que a vida pode ser alterada a partir da chegada de uma nova cadeira para o escritório, claro.
Mas foi o que aconteceu. Chegou a cadeira pela manhã quando ainda estávamos ambos em casa, minha esposa e eu, trazida pela transportadora. Cadeira de escritório, ultramoderna, ergométrica, anatômica, repleta de alavancas cujas funções pretendo descobrir depois de me recuperar do susto inicial proporcionado pelo solavanco a que fui submetido estando sentado nela e mexendo na alavanquinha posicionada logo abaixo do assento, o que me fez cair quase ao nível do solo e foi por pouco, não fosse a ação atenta do anjo da guarda, que não espatifei o queixo e os dentes contra a beira da escrivaninha, ufa, dessa escapei.
Mas é coisa linda de se ver essa nova cadeira profissional que agora compõe o cenário de meu escritório caseiro (sim, “home office”, eu sei, eu sei). Fico observando o objeto ao longe, a partir da porta do escritório, e ponho-me a imaginar o quão felizes seremos juntos: quais os projetos que produzirei a partir de agora, sentado nela; os textos que escreverei; as ficções que elaborarei; os e-mails que remeterei; as crônicas que criarei...

Nada mais será o mesmo agora que pude trocar a cadeira que compõe o jogo da sala de jantar (temporariamente deslocada para o serviço no escritório) por esta criada em prancheta de engenheiro especialmente para vir abraçar o meu corpo, dar-lhe conforto e abrigo ao longo das horas que passo sentado à frente da tela do computador, voltado aos meus afazeres. Você não precisa de uma cadeira anatômica de escritório até o momento em que ganha uma. Mas não sei, ela ainda está fria... A crônica de ontem, escrita ainda na cadeira antiga, foi superior a esta... Veremos o que vai acontecer...
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 8 de julho de 2015)

Nenhum comentário: