quarta-feira, 15 de abril de 2015

Água em Marte

Lá vem a Nasa, de novo, com suas revelações bombásticas sobre as últimas descobertas da astronomia. A novidade desta semana vem de Marte, nosso planeta vizinho logo ali antes de Júpiter, por onde anda perambulando já faz algum tempo a sonda denominada curiosamente de “Curiosity”.
A engenhoca anda para lá e para cá sobre a superfície do “Planeta Vermelho”, obedecendo aos comando enviados da Terra pelos cientistas-pilotos da Nasa, livre, leve e solta, sem precisar respeitar regras de trânsito e nem temer colisões, uma vez que é o único veículo a transitar por todo o planeta. Já pensou você aí, proprietário de carrão, tendo um planeta inteirinho para rodar do jeito que bem entender, sem ter de parar nas esquinas, sem sinal vermelho, sem faixa de pedestres, sem outros veículos no meio do caminho, sem nadinha de nada para impedir suas aceleradas a mais de 200 por hora? Ah, um planeta para chamar de seu deve ser o sonho de consumo dos apressadinhos do trânsito engarrafado daqui da Terra!
Conforme andei pesquisando, há mais boas notícias aos velozes do volante, a respeito das condições de tráfego lá em Marte. Lá, não existe lei seca, tampouco blitze de balada segura com bafômetros engatilhados para flagrar os bebums que gostam de misturar álcool com direção. Lá em Marte não tem nada disso. Quem sabe vocês lotam uma espaçonave e se mudam todos para lá, hein, deixando o trânsito daqui da Terra restrito aos cumpridores das leis? Façam a festa lá em Marte!
Como é? Não querem ir porque lá não terão gelo para o uísque? Não, vocês estão enganados! Pois esta é a nova revelação da Nasa: Marte tem água! A Curiosity descobriu evidências de que há água em forma líquida perto da superfície do planeta. E como a temperatura ambiente média lá em Marte é de cerca de 70 graus Celsius negativos, a água já vem geladíssima. Para virar gelo, é um pulo. Então, o que estão esperando? Vão para lá, correr bastante, ignorar faixas de segurança, ultrapassar sinais fechados, fazer rachas pelas intermináveis areias marcianas. Divirtam-se, em Marte!

A Terra, deixem-na para os terráqueos que se esforçam por fazer esse um planeta um pouquinho mais civilizado a cada dia que passa.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 15 de abril de 2015)

Nenhum comentário: