quarta-feira, 18 de março de 2015

Sinais da decadência

Ao longo dos séculos em que manifestou seu auge e esplendor, o Império Romano ditou as regras de conduta em boa parte do mundo conhecido de sua época, subjugando diversos povos ao poder que vinha da Roma dos césares. Mas, devido a uma complexa conjunção de fatores, sobre os quais até hoje os historiadores se debruçam para tentar compreender, teve início um longo processo de decadência que resultou na extinção não só do poder de Roma, como também da língua que eles falavam, de seus deuses e da maioria de suas crenças e costumes. Ou seja: a decadência, quando pega, produz terra arrasada mesmo. É preciso tomar cuidado.
Frente a isso, eu me pergunto se estamos conseguindo detectar os sinais que podem indicar o início do processo de decadência da sociedade em que vivemos. Eu, pra variar, fico achando pelo em ovo e colecionando pistas a cada vez que acordo e vou para a vida neste mundo em que estamos inseridos (e ajudando a construir). Um dos sinais da decadência de nossa era - essa nossa era da exposição pessoal gratuita a qualquer preço – são os programas de televisão classificados como “reality shows”, nos quais um grupo de jurados, composto por nomes consagrados em determinada área (chefs de cozinha, cantores, designers de moda etc), avalia as performances de um grupo de amadores cujo sonho é justamente se destacar naquela atividade à qual se dedicam como passatempo. Quem não sonharia em ser um cozinheiro aplaudido, um cantor famoso, uma designer de moda aclamada?

Até aí, tudo muito bem. O que não entendo é a razão pela qual a fórmula desses programas tenha de se sustentar no ato de os jurados humilharem sem dó nem piedade os esforços dos participantes. Onde está a graça nisso? “Esse seu prato está um lixo fedorento”, berra o renomado chef para o aprendiz, filmado ali com cara de tacho. “Você canta igual a um porco na hora do abate”, diz a cantora famosa para o rapazinho trêmulo agarrado ao microfone. Divertido, não é mesmo? Sim, provavelmente, muito engraçado, haja vista a audiência. “O tempora, o mores” (“ó tempos, ó costumes”), diria um observador de nossa era, no futuro, resgatando a sapiência contida na língua morta de outro povo que iniciou sua decadência a partir dos hábitos do cotidiano.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 18 de março de 2015)

Nenhum comentário: