sexta-feira, 20 de março de 2015

Because I´m happy

Bom dia, amigo leitor, amiga leitora! Muito bom dia, mesmo! Espero que tenha uma sexta-feira agradável, seja ela vivenciada a maior parte de seu dia no trabalho ou em casa, ou onde quer que seja. Se por ventura estiver lendo esta crônica à tarde, depois do almoço, então, boa tarde! Que lhe seja favorável todo o restante de seu dia! E caso esteja a ler-me à noite, após mais um dia de trabalho intenso, antes de encerrar a semana, boa noite! Que sua noite lhe seja benfazeja! Em resumo: feliz Dia Internacional da Felicidade!
O que, madame? Que negócio é esse de Dia Internacional da Felicidade? Ah, pois então a senhora não sabe? Deixa, pois, que eu lhe conto. Sabe a ONU, né, a Organização das Nações Unidas? Pois então: a ONU instituiu, desde 2012 (recente a coisa, verdade, taí a razão pela qual a senhora ainda não sabia), o dia 20 de março como o Dia Internacional da Felicidade, como uma maneira de chamar a atenção dos povos do mundo e de seus governantes para a questão do bem-estar e da alegria pessoal da população mundial como um fator fundamental para a existência humana de forma plena. O que se quer dizer é que ser feliz é um direito a ser exigido por cada cidadão do planeta, assim como o direito à vida, à justiça, à paz, à igualdade, à dignidade, à liberdade, à expressão, à saúde, à educação, à segurança, ao trabalho, à moradia, isso tudo. Temos o direito de exigirmos sermos felizes.
O que faz você feliz? Claro que a resposta para isso é individual e intransferível, mas o fundamental aqui é perceber que o desafio proposto é que se busque constantemente a criação de condições e de ambientes que propiciem às pessoas o florescimento da felicidade. É mais fácil ser feliz em um país em que não haja corrupção, em que haja educação para todos, em que haja justiça, em que os políticos atuem apenas e tão-somente em benefício da sociedade, em que os cidadãos sigam as regras cotidianas de respeito e convivência, coisas assim, não é mesmo?

Para pontuar a data este ano, a ONU lançou uma campanha para que as pessoas elenquem quais são as dez músicas que mais as deixam felizes. Que cada um faça seu set list pessoal e ponha-se a escutá-las nesse Dia Internacional da Felicidade. As minhas já estão rodando aqui em casa desde cedo. Tenham um bom dia!
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 20 de março de 2015)

Nenhum comentário: