domingo, 1 de fevereiro de 2015

Abracadabra

Coelhos, saiam das cartolas! Pombas, escapem das mangas! Lenços coloridos, moedas e cartas de baralho, perfilem-se! Charmosas ajudantes de palco, larguem os serrotes e sorriam! Respeitável público, aplauda! Batamos palmas, todos, porque neste sábado, dia 31 de janeiro, celebra-se o Dia Mundial do Mágico, e eles, os profissionais da ilusão, merecem nossa justa homenagem.
Na minha infância, eu queria ser mágico (isso ao mesmo tempo em que também desejava ser detetive, super-herói e... suprema das ilusões... escritor!). Ficava fascinado com os truques – aos olhos de hoje banais – que os mágicos apresentavam ao vivo nos picadeiros dos circos que estacionavam na Ijuí dos anos 1970, personificando em cada um deles, com suas cartolas, seus fraques pretos e luvas, a figura do personagem Mandrake que eu lia nas histórias em quadrinhos. Depois, coube à televisão a incumbência de consolidar em mim esse encantamento, tornando-me fissurado pelo Programa do Tio Tony, um mágico porto-alegrense que apresentava seus quadros na RBS TV. Eu não perdia um.
Na esteira vieram o mentalista israelense Uri Geller, que entortava colheres e paralisava relógios com o poder de sua mente, e também o ilusionista norte-americano David Copperfield, com suas mágicas ultraimpressionantes apresentadas no “Fantástico” (nem é preciso dizer que odiava o Mr. M, aquele mascarado desmascarador de truques, amigo do Cid Moreira). Também é fácil adivinhar que, na infância, surripiei uma velha toalha de mesa vermelha para transformar em capa e encomendei pelo correio via reembolso postal uma caixa repleta de truques para aplicar entre familiares e amigos, o que acabou rendendo alguns puxões de orelha metafóricos e dedais que logo trataram de fazer sumir-se cartola adentro minha estranha vocação para neo-Houdini.

Passei a me dedicar à magia das palavras mesmo, pelo que, então, decido ser também merecedor de cumprimentos neste Dia Mundial dos Mágicos. Eu por isso, e todos os demais milhões de brasileiros, por exercitarmos diariamente essa magia suprema de tentar viver com dignidade e ética em um país repleto de truques. Abracadabra!
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 31 de janeiro de 2015) 

Nenhum comentário: