segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Numa fria

Aconteceu assim: tempos atrás, minha esposa e eu decidimos que já estava na hora de adquirirmos uma geladeira nova, que substituísse à altura e com avanços os serviços até então prestados pela antiga geladeira que já ia se segurando aos trancos passados dez anos de uso. Confesso que relutei antes de efetivar a troca, porque sei lá, tenho em mim essa coisa de me apegar a alguns objetos que me prestam serviços fielmente, como a geladeira, o fogão, o sofá, a tevê, essas coisas. Parece que Freud explica, mas há coisas que é melhor nem tentar entender, deixa prá lá.
Assim foi que consegui então admitir a sessão desapego em relação à geladeira e passamos a visitar lojas e a consultar sites na busca por um eletrodoméstico mais moderno, amplo, com visual mais vistoso e repleto de funções. O grande ganho, na verdade, seria o freezer com portinha separada da geladeira em si, diferentemente da anterior, com aquele espacinho acanhado que mal conseguia abrigar um pote de sorvete napolitano e uma costela congelada presenteada pelo sogro depois de carnear mais um boizinho. Procura dali, compara preço de lá, olha, analisa, pensa, argumenta e pronto: encontramos a geladeira ideal, construída para atender aos nossos sonhos.
E a mudança toda já começava pela forma de chamar a coisa. “Geladeira, não: refrigerador”, passou me ensinando a esposa, toda faceira, enquanto desempacotávamos o novo habitante da cozinha. E olha só: repleta de luzinhas na porta que indicam as funções de gelar rápido, turbo freezer, relógio e sei lá quais mais traquitandas. Foi botar o treco a funcionar que me curei rapidinho da nostalgia que ainda queria sentir pela velha geladeirinha que passando adiante e foi fazer a alegria de outras pessoas em outro lar, no qual certamente foi também muito bem acolhida.

Só que estou decepcionado! Com o calor intenso da última semana, achei que a única solução seria me abrigar uns minutinhos dentro do freezer, mas só coube um de meus braços até o cotovelo lá dentro. Sim, certo, nem tudo é perfeito, mas que fiquei chateado, fiquei. Esse calor, realmente, não me faz muito bem...
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 3 de novembro de 2014)

Nenhum comentário: