segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Isto cheira bem

Nos tempos de antanho, quando nós humanos éramos animais mais irracionais do que hoje, utilizávamos com mais destreza o sentido do olfato, que acabou se transformando em um sentido de segunda classe à medida em que fomos evoluindo e dando primazia para a visão, a audição, o paladar e o tato. O olfato virou o patinho feio dos cinco sentidos, passando a andar meio anestesiado durante a maior parte do tempo de nossas vidas, exceto quando entramos naquele banheiro suspeito de lanchonete de beira de estrada ou quando lemos notícias referentes a escândalos de corrupção, sempre malcheirosas.
Foi refletindo sobre isso que eu, contagiado pelo espírito empreendedor que rege o DNA desta região, fui acometido por uma ideia brilhante: criar uma linha de odores, a serem vendidos em vidrinhos, que possam ser usados terapeuticamente pelas pessoas a fim de não só exercitarem o redespertar do olfato, como também para viajarem no embalo das emoções evocadas por cada um deles. Ficarei rico, esnobe e, claro, cheiroso, muito cheiroso.
Já coloquei mãos à obra e estou a elencar os primeiros odores a saírem de minhas futuras linhas de produção. Sem medo de concorrência, revelo alguns deles: cheiro de pó de café em embalagem recém aberta; cheiro de pão saltando da torradeira; cheiro de terra molhada pelos primeiros pingos de chuva; cheiro de manteiga fritando na panela; cheiro de fronha limpa recém passada; cheiro do amor de sua vida quando acaba de sair do banho; cheiro de bebê em qualquer situação, porque bebê sempre é fofo; cheiro de carro novo; cheiro de gatinho com talco; cheiro de churrasco que vem da vizinhança; cheiro de bom vinho tinto despejado na taça; cheiro de disco de vinil guardado no plástico; cheiro de livro novo; cheiro de casa de avós; cheiro de pessoa feliz que irradia luminosidade; cheiro de casa bem faxinada; cheiro de pipoca antes de jogo de futebol; cheiro de perfume discreto quando ela (ele) passa; cheiro de começo de final de semana.

Encomendas para este e-mail.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 24 de novembro de 2014)

Nenhum comentário: