quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Ao livro, em seu dia

Agora, sim, as centenas de exemplares de livros que habitam as prateleiras de minha casa estão em festa desde manhã cedinho. Hoje, 29 de outubro, é o Dia Nacional do Livro, a data tendo sido escolhida para homenagear a fundação da Biblioteca Nacional, ocorrida em 1810.
O Brasil passou a contar com uma Biblioteca Nacional por iniciativa do rei D. João VI, que instalara a Corte Portuguesa em solo brasileiro em 1808, fugindo da perseguição de Napoleão Bonaparte, o francês que derrubava monarquias pela Europa. Depois de dois anos por aqui, D. João sentiu saudades de seus livros e mandou vir de Portugal a Real Biblioteca Portuguesa, que chegou de navio em 29 de outubro de 1810 e com cujo acervo fundou-se, então, a Biblioteca Nacional. D. João VI, aliás, que gostava de ler, foi também responsável pela criação no Brasil da Imprensa Régia, logo em sua chegada, em 1808, quando então o Brasil finalmente começou a publicar livros. Nos primeiros três séculos desde o descobrimento, livro só aparecia por aqui se fosse importado, vindo de navio, mareado e salgado.
O primeiro livro publicado no Brasil pela Imprensa Régia foi o longo poema intitulado “Marília de Dirceu”, de autoria do escritor lusitano Tomás Antônio Gonzaga (1744 – 1810). Nele, o autor canta sua paixão pela jovem camponesa brasileira Marília, de quem fora noivo, e, desde então, o livro consta na lista dos mais reeditados de todos os tempos no Brasil. Por sinal, é em homenagem à obra e à sua musa inspiradora que a famosa cidade paulista recebeu o seu nome.

Assim que, dessa forma, temos o dia de hoje como data especial para rendermos homenagens aos livros, aqui no Brasil, esse país enorme que sabe realizar eleições democráticas, que gosta de futebol, que é bonito por natureza, que beleza, mas que ainda tem pela frente todo um universo da leitura e da literatura a desbravar. Que a data de hoje possa ajudar a aproximar um milímetro a mais os livros do cotidiano dos brasileiros, para assim ir diminuindo a goleada que andamos levando em termos de educação frente ao restante do mundo, desde sempre.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 29 de outubro de 2014)

Nenhum comentário: