quinta-feira, 12 de junho de 2014

Os convocados em cena

Então, a Croácia. Hoje de tarde, a partir das 17h, brasileiros gaúchos, brasileiros baianos, brasileiros nordestinos, brasileiros paulistas, cariocas, brancos, pretos, mulatos, de todas as descendências e sotaques, ricos e pobres, empresários ou desempregados, jovens, crianças e velhos, estudantes e trabalhadores, estaremos todos envolvidos no verde e amarelo que nessas ocasiões elimina nossas diferenças para torcermos juntos pela Seleção Brasileira de Futebol contra o primeiro adversário que se apresenta para ser superado rumo à sonhada conquista do hexacampeonato. O nome dele é Croácia.
A Croácia, agora sabemos (ou, ao menos, deveríamos), é um país da Europa Oriental, desmembrado da antiga Iugoslávia, que veio abaixo e se fragmentou na década de 1990. Houve guerras e conflitos internos sérios naqueles territórios naquela época, que ganharam as manchetes internacionais devido à violência e às atrocidades registradas. Felizmente, hoje a Croácia está estabilizada e é a segunda maior economia da região dos Bálcãs, ficando atrás apenas da Grécia. A capital do país é Zagreb. A língua oficial é o croata. A maioria dos croatas é composta por católicos (mais de 80% da população, que é de pouco menos de 5 milhões de habitantes).
Informações como essas são fáceis de achar nos dias de hoje, especialmente com as ferramentas de busca da internet. Três décadas atrás, por exemplo, era um pouco mais trabalhoso obter dados sobre os primeiros adversários do Brasil em uma Copa do Mundo, como na de 1982 na Espanha, a primeira que eu acompanhei detalhadamente. Naquela ocasião, em que a Seleção Canarinho de Sócrates, Zico e Falcão encantava o mundo com o futebol-arte e se habilitava a trazer o tetracampeonato para o Brasil (o que não aconteceu por causa da performance da Azurra, a Seleção Italiana), foi mais difícil descobrir os perfis de países como Nova Zelândia, Escócia e União Soviética. Tive de mergulhar nos pesados volumes da Enciclopédia Delta Larousse e folhear as páginas do Almanaque Abril para me situar.

Agora, nesta Copa de 2014, que hoje tem seu pontapé inicial, as buscas google em todo o planeta convergem para suprir com dados a curiosidade de torcedores do mundo inteiro, interessados em desvendar os mistérios do país que sedia o certame. Vai saber o que vão encontrar sobre nós por aí, na rede. Nosso telhado de vidro está exposto ao mundo, e nossa responsabilidade em fazermos bonito extrapola, em muito, a dos 23 jogadores convocados. A convocação é para 200 milhões de brasileiros. E a meu ver, deveria ser permanente.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 12 de junho de 2014)

Nenhum comentário: