quarta-feira, 30 de abril de 2014

Kit básico para a Copa

Falta apenas um mês e meio para a chegada do dia 12 de junho, data em que terá início a Copa do Mundo sediada aqui no Brasil. De lá até 13 de julho, o país sorverá um mês inteiro de futebol, cujas partidas serão transmitidas para quase todo o planeta, em uma celebração esportiva das mais significativas. Até aí, tudo bem, é isso aí mesmo. Mas...
Sabemos que a retumbante maioria das pessoas, por uma simples questão de lógica espacial e física, não conseguirá assistir às partidas de corpo presente, nos estádios. Isso será um desfrute reservado a apenas alguns milhares que terão disponibilizado tempo, dinheiro e proatividade no sentido de liberar suas agendas, obter os ingressos, fazer reservas em hotéis, comprar as passagens aéreas, essas coisas. Nós, os integrantes da mastodôntica maioria, vamos mesmo é alugar, no máximo, o melhor lugar no sofá da sala defronte à televisão e mandar ver no controle remoto (cujo botão ficará lacrado no canal esportivo de nossa preferência durante todo o período).
Mas também para isso se fazem necessárias certas providências e é bom o amigo já ir se alertando. Não preciso ser eu a dizer que seria aconselhável já ir organizando os estoques de cerveja, refrigerante, linguicinha, sorvete e sacos e sacos de pipoca, enfim, essas porcarias todas que, via de regra, consumimos quando estamos com os olhos vidrados na frente da televisão acompanhando os maus tratos desferidos contra a pelota dentro das quatro linhas. Fazemos isso ao longo dos anos acompanhando nossos campeonatos estaduais, nacionais e continentais, e temos uma certa experiência no negócio.
Porém, em uma Copa do Mundo, a coisa muda, parceiro. Seu sofá e sua sala serão inundados por pessoas (esposas, namoradas, parentes em geral, vizinhos e amigos) que, via de regra, não estão nem aí para o futebol. Mas quando chega uma Copa do Mundo, a cada quatro anos, se transvestem de torcedores fanáticos, sentam ao seu lado, comem da sua pipoca, secam a sua cerveja, vibram na hora errada e ficam dando pitacos ilógicos provenientes de quem não entende patavinas das regrinhas básicas do esporte. E lá vai você, explicar a diferença entre tiro de meta e escanteio; explicar o inexplicável impedimento (impedimento, bem o sabemos, é uma questão de sensível percepção macro da coisa toda); informar o placar a cada dois minutos, essas coisas que nos torram a paciência.

Pois, então, amigo leitor torcedor: previna-se. Junto com os estoques de produtinhos básicos para emporcalhar seu sofá, vá desde já acumulando estoques ilimitados de paciência. Vai precisar de muita.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 30 de abril de 2014)

Nenhum comentário: