terça-feira, 29 de abril de 2014

Aos cancerianos, abacaxi

Domingo de tarde, nada para fazer, resolvo optar por navegar pela internet ao invés de acompanhar pela televisão os 90 longos e penosos minutos do pouco e pobre futebol normalmente apresentado por aquele time pelo qual torço desde que me conheço por gente. Clique pra cá, clique pra lá, em determinada página me deparo com uma matéria leve e suave, típica para ser digerida em um dia como aquele, e é ali mesmo que embarco.
A materiola se debruça sobre um livreto de uma escritora norte-americana, agora lançado no Brasil, intitulado “Chocolate para arianos, camarão para taurinos”. Curioso como sou, fui adiante na leitura da resenha. A autora, Sabra Ricci, é uma chef famosa que cozinha para grandes astros como Julia Roberts e Jim Carrey e, além disso, é aficionada por astrologia. Nessa obra de sua autoria, decidiu reunir suas duas paixões, elaborando dicas gastronômicas que seriam compatíveis para cada signo do zodíaco.
Adomingadamente leve como estava, decidi dar uma espiada nas dicas para os cancerianos, grupo zodiacal no qual me enquadro com entusiasmo desde que nasci. Como a autora decidiu (talvez não ela, mas os astros, ok) que os cancerianos são suscetíveis a problemas estomacais (eles de fato me atazanam, mas isso só quando cancerianamente exagero no grostoli e na polenta), o livro recomenda que nós, os nascidos entre 21 de junho e 20 de julho, ampliemos a ingestão de chá verde, abacaxi e melancia, que seriam elementos facilitadores da boa digestão.
Tá, chá verde, tudo bem, gosto bastante. Mas as frutas selecionadas para meu signo não poderiam ser de mais fácil manuseio? Pô, abacaxi, nem é preciso tecer maiores considerações, afinal, todos o conhecem e não é para menos que ele protagoniza uma das expressões mais populares referentes a dificuldades em geral, uma vez que descascá-lo é um ato que exige habilidade e paciência superiores ao que se necessita para, por exemplo, desfrutar de uma banana (indicada no livro para os capricornianos). E melancia também, né, convenhamos... Além da dificuldade no transporte devido às suas dimensões, trata-se de fruta para degustar em grandes grupos, justamente o quadro em que cancerianos se sentem deslocados e intimidados.

Fiquei com inveja dos piscianos, para os quais é recomendada a ingestão de iogurte grego. E também dos escorpianos, para quem o caviar cai como uma luva. Como não posso mudar de signo sem nascer de novo, decidi que, ao menos à mesa, passarei a me comportar como um leonino.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 29 de abril de 2014) 

Nenhum comentário: