domingo, 2 de março de 2014

Canções atuais, mas não

Em fevereiro, tem Carnaval, mas às vezes ele ocorre em março, como este ano. Quando o consagrado artista lançou a canção “País Tropical”, em 1969, o refrão que ligava a festa popular ao segundo mês do ano ainda fazia sentido. Aliás, naquela época, Jorge Ben Jor ainda se chamava apenas Jorge Ben e não possuía mansão em Miami. Nem ele mora mais todos os dias do ano no país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza, que tanto tinha orgulho em cantar, mas deixemos isso prá lá que não é o foco de nossa crônica.
O fato é que, hoje em dia, é preciso adequar as letras das músicas à evolução da realidade, tal como também acontece com o hino extraoficial da Seleção Brasileira de Futebol, “Pra Frente Brasil”, criada para a Copa de 1970 pelo compositor Miguel Gustavo. Na época, os versos iniciais diziam “Noventa milhões em ação./ Pra frente Brasil, no meu coração”. Bom, deixamos de ser apenas 90 milhões de brasileiros há muito tempo, e a letra teve de ir sendo atualizada com o passar das décadas e frente a cada nova edição de Copa do Mundo. Lembro-me de já ter cantado coisas como “Cento e vinte milhões em ação...”, mas o crescimento da população foi criando problemas para a cadência da letra. Ficaria esdrúxulo entoarmos nos estádios malabarismos rítmicos como “Duzentos e dezenove milhões e seiscentos mil em ação...”.
Hoje, pelo que percebo, chegou-se a uma solução perene para a letra, e querem que cantemos “Somos milhões em ação...”. Tudo bem, fica mais plausível e racional, mas perde totalmente o encanto e o charme dos 90 milhões originais. Eu sempre segui cantando “90 milhões” em todas as Copas do Mundo a que assisti desde que me interesso por futebol, a partir de 1978, e espero não ter sido por isso alguns azares que tivemos em edições como as de 1982, 1998 e outras.

Quanto à música do Jorge Ben (Jor, vá lá), já que Carnaval no Brasil não tem hora nem data para acontecer, poderíamos trocar para algo como “A qualquer hora/ tem Carnaval”. Afinal de contas, futebol e festa são instituições nacionais, sim, e quem está se lixando para a manutenção de tradições artísticas, históricas e culturais neste nosso país tropical? Deixemos isso prá lá e vamos ao que interessa: agora tem Carnaval, depois tem Copa do Mundo, mais uns meses há eleições e acabou-se mais um ano. “Brasil, mostra tua cara...”. Tem essa, também, né...
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 1 de março de 2014)

Nenhum comentário: