sábado, 22 de fevereiro de 2014

Sempre alertas

Jovens e adultos singulares do mundo inteiro têm, na data deste sábado, 22 de fevereiro, um motivo especial e significativo para celebrar e refletir.  Este dia marca o nascimento do militar britânico Baden Powell (1857 - 1941), que entraria para a história mundial não apenas por seu destacado desempenho a favor do Império Britânico em campanhas nas Índias, mas principalmente por ter sido o mentor e o fundador do Movimento Escoteiro.
Devido à sua vivência no interior de países africanos e asiáticos, acumulou um profundo conhecimento a respeito dos segredos das selvas. A camaradagem com os companheiros militares, seus preceitos éticos, seus valores de cidadania e o respeito ao ser humano e à natureza formaram em seu espírito um cardápio filosófico pessoal que ele logo percebeu ser importante transmitir aos jovens, a fim de compartilhar essa sua visão transformadora de mundo, que passa pela formação e a educação. Destacou-se por suas habilidades de explorador de terreno em uma campanha na região do atual Zimbábue, quando recebeu dos nativos o apelido de “impisa”, ou seja, “o homem que não dorme”, que está “sempre alerta”.
De volta à Inglaterra, Powell adaptou para a formação de jovens os seus métodos de exploração das selvas, de convivência sadia e de educação. Em 1907, realizou um acampamento experimental com cerca de 20 rapazes na Ilha de Brownsea, compartilhando técnicas e conhecimentos por meio de ensinamentos práticos e conselhos repassados em volta de uma fogueira. Surgia aí o Escotismo, que ganharia rapidamente o mundo, chegando ao Brasil já em 1910 e espalhando-se por todo o território nacional.
A partir dos sete anos de idade, crianças já podem ingressar no Movimento no ramo dos Lobinhos, podendo seguir depois para o ramo dos Escoteiros (a partir dos 11 anos até os 14), Sênior (15 aos 17), Pioneiro (18 aos 21) e Escotistas Adultos. O Lobismo tem inspiração nos personagens criados pelo escritor britânico Rudyard Kipling (1865 - 1936) em “O Livro da Jângal”, no qual aparecem, entre outros, Mowgli, o Menino-Lobo; a pantera Bagheera; a serpente Kaa. O principal propósito do Escotismo é auxiliar na formação do caráter dos jovens, transformando-os em cidadãos responsáveis e atuantes positivamente na sociedade a que pertencem.
Mais do que nunca, a sociedade brasileira está precisando de jovens que virem cidadãos conscientes e praticantes dos preceitos éticos que Powell, mais de um século atrás, já detectava como cruciais para a consolidação positiva de uma nação. Para nossa sorte, eles estão sempre alertas.
 (Crônica publicada no jornal Pioneiro em 22 de fevereiro de 2014)

Nenhum comentário: