terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Salvo pela beterraba

Havia notícias policiais estampando a página de abertura do site do jornal local, dando conta do estado de violência urbana que rege o cotidiano comum a quase todas as cidades do país. Uma mulher fora assaltada dentro da própria casa no meio da tarde por bandidos que sabiam da existência de joias e dólares dentro de um cofre. Um foragido da cadeia havia sido descoberto em um bar na periferia, trocado tiros com os policiais e morto ali mesmo, no início da noite. Uma dupla de menores fora detida trafegando pelo centro em uma moto roubada, transportando drogas.
Deu um longo suspiro frente à tela do computador e decidiu não passar além dos títulos, evitando clicar sobre as chamadas para ler as histórias completas. Sentiu-se meio cansado, a dor nas costas parecia ter aumentado depois da olhadela no site. Fechou a página e digitou o endereço do noticioso estadual, que também sempre acompanha. Uma larga foto do céu estampava a página, prevendo calor de até 40 graus e chuva em grande parte do Estado ao longo do dia. Pois, então, poderia chover como poderia não chover, pensou, afinal, previsão é previsão e Nostradamus foi mais esperto ao empurrar suas profecias para os séculos vindouros, quando já não estaria mais aí para ter de responder pelos eventuais erros. Dane-se a matéria sobre a meteorologia, pensou. Rolou com o mouse a página para baixo e cruzou reto pelas chamadas de variedades, pois não estava interessado pelas pegações do BBB e tampouco pelo novo affair da Grazi Massafera.
Havia notícias sobre novos investimentos feitos por grandes empresas gaúchas, que ampliavam seus mercados, criavam novos produtos, firmavam parcerias internacionais. Deu de ombros. Arrependeu-se de ter dado de ombros, porque a dor das costas subiu mais algumas vértebras em direção ao pescoço. Logo ao lado, pediam a sua atenção as chamadas sobre as articulações políticas para as eleições do final do ano. Lembrou, então, que 2014 seria ano de eleições. E de Copa do Mundo. E quase deu de ombros de novo, mas dessa vez se controlou.

Quando já ia fechar a página, encontrou a salvação de seu dia e de seu humor: uma receita para fazer uma sobremesa com uva rubi, e outra de pão de beterraba com gergelim. Oba, agora sim, encontrara o que ler! Felizmente, era um cidadão persistente.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 25 de janeiro de 2014)

Nenhum comentário: