domingo, 1 de setembro de 2013

Bem mais que sorrisos

 Aportei de mala e cuia em Caxias do Sul em agosto de 1992. Não vim de vapor da Europa em viagem de 33 dias cruzando o Atlântico, tampouco tive de pegar em enxada para abrir picada a fim de ajudar a colonizar a área do Campo dos Bugres. Quando cheguei, a Pérola das Colônias já se configurava há décadas como uma das mais pujantes cidades brasileiras, orgulhosa do fruto do trabalho de seus fundadores e determinada a seguir crescendo em todos os aspectos. Mas cheguei compartilhando o objetivo de todos os imigrantes que para cá vieram e continuam vindo: a busca pela realização de sonhos pessoais.
E foi só vivenciando o cotidiano da cidade que comecei a absorver a amplitude do significado da Festa da Uva, evento sazonal que eu conhecia de passagem na adolescência e por acompanhar de longe as notícias na mídia estadual. Quando aqui tomei posse de meu primeiro endereço, corria o reinado de Catiana Rossato, eleita para a Festa do ano anterior à minha chegada. Já como jornalista do Pioneiro, acompanhei mais de perto a movimentação da cidade que resultou na escolha da nova rainha para a 20ª edição, Cristina Briani. Na Festa seguinte, a de 1996, vi a coroa ser entregue a Patrícia Horn Pezzi, no trio que marcou época com a beleza e simpatia advindas também das princesas Márcia Maróstica e Valéria Weiss. Dali em diante, nunca mais o evento me passou em branco e assumi também em mim, enquanto cidadão caxiense, o orgulho pelo significado que a eleição das soberanas representa.
Caxias do Sul, com sua escolha de rainha e princesas da Festa da Uva, vem consolidando uma visão diferente do conceito do belo. Nossas rainhas, princesas e embaixatrizes vêm se configurando, desde os primórdios, em grupos de moças cuja beleza extrapola os limites da mera composição física. A isso, elas agregam carisma, simpatia, desenvoltura social, cultura, conhecimento, gentileza, inteligência, curiosidade, perspicácia, envolvimento comunitário e outros atributos que as tornam belas, sim. Não apenas mulheres bonitas, mas belas pessoas, possuidoras das melhores características que desejamos ver expressas no conjunto dos habitantes de nossa comunidade.
Sejam quem forem as escolhidas no sábado, tenho certeza de que a coroa e as faixas da cidadania caxiense estarão mais uma vez muito bem representadas.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 31 de agosto de 2013)

Nenhum comentário: