quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Espiada pelo retrovisor

Que bonito que é quando você está em Paris circulando de táxi ou de carro alugado e de repente, lá na frente, vem se aproximando na paisagem a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo ou a Notre Dame. Mesma sensação de aproximação paulatina com o belo se dá em Buenos Aires em relação ao Obelisco fincado no meio da Avenida 9 de Julio. Coisa igual ocorre em diversas outras partes do mundo nas quais os belos cartões postais exibem-se majestosos aos olhares dos visitantes e mesmo dos habitantes, aos quais não negam as delícias visuais de suas formosuras nem aos transeuntes pedestres e tampouco aos motorizados.
Mas não em Caxias do Sul.
Desde que resido aqui (são 22 anos de habitança), incomoda-me o sentido do trânsito de veículos nas ruas Os 18 do Forte e Sinimbu, justamente por obrigarem a nós, motoristas, trafegarmos eternamente de costas ao visual arquitetônico de duas de nossas mais belas igrejas, respectivamente, a de Nossa Senhora de Lourdes e a de São Pelegrino. Sempre que circulo a pé por essas duas artérias vitais da cidade, divido minhas atenções entre os desníveis das calçadas e o admirar da paisagem que vai se embelezando com o aproximar dessas duas construções, cujas estéticas me encantam. São igrejas bonitas e mereceriam ocupar um destaque maior nos estímulos visuais a que somos submetidos durante os trajetos que nossas tarefas diárias impõem.
Especialmente nesses dias em que os engarrafamentos não têm mais hora específica para ocorrer, quando o trânsito lento dá a tônica do ritmo de nossos deslocamentos motorizados, imagino o bálsamo que seria ir se aproximando dos bairros Lourdes e São Pelegrino tendo no horizonte do para-brisas a visão desses dois templos de apelo turístico e de fé. Creio que esses cenários poderiam auxiliar como gatilhos para suscitar reflexões em nossos espíritos, desarmar nossa irritação e ansiedade cotidianas, aplacar os pensamentos, amansar momentos de nossas existências, trazer um dedo de poesia para dentro do carro, do ônibus, da van, do caminhão, da motocicleta. Humanizar-nos.

Não estou levantando a bandeira da inversão do sentido do trânsito em nosso centro. “Só me faltava essa”, vai pensar o Alceu. Sugiro apenas ao motorista aproveitar o sinal que fecha para dar uma espiadinha pelo espelho retrovisor. Às vezes, o que ficou para trás tem muito a oferecer.
(Crônica publicada no jornal Pioneiro em 22 de agosto de 2013) 

Nenhum comentário: