segunda-feira, 2 de julho de 2012

TETRAEDRO reúne quatro cronistas caxienses



(FOTO: DANIEL HERRERA)

Quatro cronistas caxienses unem seus diferentes estilos de abordar o gênero literário crônica em um livro que reúne 48 textos (12 de cada autor), intitulado “Tetraedro”, em uma iniciativa literária diferente em Caxias do Sul. Lúcio Humberto Saretta, Marcos Fernando Kirst, Tiago Sozo Marcon e Uili Bergamin assinam em parceria a antologia que sai sob o selo da Editora do Maneco, em sessão de lançamento e autógrafos marcada para o dia 5 de julho, uma quinta-feira, a partir das 19h30min no Aristos London House, situado no térreo do Clube Juvenil, na Avenida Júlio de Castilhos, 1.677, esquina com a Marquês do Herval.
Com apresentação assinada pelo escritor porto-alegrense Luís Augusto Fischer, a obra oferece ao leitor quatro estilos distintos de exercitar a crônica, um dos gêneros mais apreciados pelos leitores brasileiros, presente na maioria dos jornais e revistas de norte a sul do Brasil. A crônica do cotidiano, a crônica filosófica e de discussão, a crônica de personagens e de costumes e a crônica esportiva ganham as páginas de “Tetraedro”, cujo título evoca a figura geométrica de quatro lados como uma metáfora para a união literária do quarteto de autores.
Além de publicarem crônicas em órgãos de imprensa de Caxias e região, os quatro escritores apresentam também em comum, em seus currículos, o fato de já haverem sido premiados, em diferentes ocasiões e em várias categorias, no Concurso Anual Literário promovido pela Biblioteca Pública Municipal de Caxias do Sul Dr. Demetrio Niederauer. Além de proporcionar prazer de leitura na fruição dos variados estilos, a obra fornece também um panorama geral sobre o gênero, que pode servir de ilustração didática nos momentos em que o tema é colocado em debate, especialmente em sala de aula. A obra estará sendo comercializada a R$ 25,00.

OS AUTORES

- Lúcio Humberto Saretta é formado em Comunicação Social pela PUC-RS. Autor dos livros “Alicate Contra Diamante” (2007) e “Crônicas Douradas” (2010), colaborou com diversos sites, entre eles, Final Sports, Campeões do Futebol, Papo de Bola e Olá! Serra Gaúcha. Já venceu duas vezes o Concurso Anual Literário de Caxias do Sul, na categoria Crônicas. Sua obra retrata o lado humano dos ídolos que fizeram história dentro e fora das arenas esportivas ao redor do mundo.
Fone para contato: 9115-0296

- Marcos Fernando Kirst é jornalista e escritor, autor de sete livros de não-ficção, entre eles “A História nas Estantes” (2007), “Geremia, Um Olhar de Pai Para Filho” (2010) e “Miseri Coloni: 30 Anos de Palco” (2011). Lançou em 2008 o livro infanto-juvenil “O Gato Que Não Sabia de Nada” e, em 2009, o romance “Dois Passos Antes da Esquina”. Venceu em 2010 o Concurso Anual Literário de Caxias do Sul com a Obra Literária “Em Silêncios”, de poesia. É cronista no jornal Pioneiro e escreve na revista Acontece Sul.
Fone para contato: 9156-8228

- Tiago Sozo Marcon é fotógrafo, escritor e arquiteto, formado pela UFRGS em 1999. Em 2009 e 2011, venceu o Concurso Anual Literário de Caxias do Sul, na categoria Crônicas. Publica crônicas no jornal A Gazeta de Caxias. A imagem da capa do livro é de sua autoria e foi premiada na Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em 2008. Tetraedro é a estreia oficial do autor em livro.
Fone para contato: 9633-6546

- Uili Bergamin é autor de cinco livros, entre narrativas curtas e poesias.  Seu primeiro título, “O Sino do Campanário”, foi adaptado para o cinema e é um dos livros de contos mais vendidos do interior do RS. Também escreve para a revista Acontece Sul e trabalha na Biblioteca Pública Municipal de Caxias do Sul, onde coordena ações como as “Rodas de Leitura” e “Livros para Ouvir”, esta última finalista do Prêmio Viva Leitura 2011, um dos mais prestigiosos do Brasil.
Fone para contato: 9167-8970






Um comentário:

Página Virada disse...

Marcos!

Estarei aí na quinta!

Grande abraço
Guilherme