domingo, 18 de setembro de 2011

Miseri Coloni: 30 Anos de Palco



Meu mais novo livro, "Míseri Coloni: 30 Anos de Palco", será lançado, com sessão de autógrafos, na Sala de Autógrafos da 27ª Feira do Livro de Caxias do Sul, dia 1º de outubro (sábado), a partir das 17h, na Praça Dante Alighieri. Estão todos convidados.


O embrião para o surgimento de um dos mais importantes polos geradores de cultura e de resguardo das tradições regionais surgiu em Caxias do Sul durante um típico dia de chuva que acelerava o cotidiano no centro da cidade, no hoje distante ano de 1981. A partir de um encontro casual proporcionado por aquele cenário urbano, Arcangelo Zorzi Neto e Pedro Parenti tiveram a ideia de formar um grupo de teatro que resgatasse os costumes e a cultura dos descendentes de imigrantes italianos localizados na região da Serra Gaúcha, mantendo vivo o dialeto vêneto e levando a arte do palco a localidades interioranas que jamais haviam tido contato com essa forma de expressão artística.
Surgia ali o grupo teatral Miseri Coloni que, ao longo dessas últimas três décadas, ultrapassou os objetivos iniciais e estabeleceu-se como um foco produtor de arte de primeira qualidade, protagonizando um capítulo fundamental na história da cultura de Caxias do Sul, da região e do Rio Grande do Sul. Montagens como “Nanetto Pipetta”, “Quatrilio”, “De Là Del Mar” e outras encantaram plateias em capelas e salões paroquiais no interior bem como nos palcos urbanos de cidades gaúchas, de fora do Estado e até do exterior.
A trajetória do grupo, os detalhes de sua formação, a montagem de todos os espetáculos e saborosas histórias de bastidores são a tônica do livro “Miseri Coloni: 30 Anos de Palco”, escrito pelo jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst, a partir de depoimentos de seus integrantes e de um profundo trabalho de pesquisa em documentos e recortes de jornais. A obra, com 248 páginas, foi aprovada pelo Financiarte e sai sob o selo da Editora Maneco, trazendo ainda ilustrações feitas pelo artista plástico Antonio Giacomin.

Nenhum comentário: