segunda-feira, 4 de abril de 2011

Despertar felino


Eu, por mim, acordava sempre meia hora mais tarde. No meu horário de acordar, mesmo. Problema é que o gato de estimação que mora lá em casa tem um relógio biológico diferente do meu e não se contenta em dar início às suas atividades felinas matinais sozinho. Ele exige minha presença, minha participação ativa nas tarefas a que se propõe desde o raiar do sol. E, para isso, lança mão (ou lança patas, unhas e língua) a todos os expedientes que conhece para me despertar e me envolver em suas demandas. Minha esposa possui a bênção do sono profundo e ele sabe disso, o que o faz ignorá-la e direcionar seus esforços todos sobre mim. Eu, amaldiçoado com sono leve, não preciso de mais do que dois miados no ouvido, ou uma patada no focinho (quer dizer, no nariz), ou uma roçada de cabeça no joelho para me colocar plenamente desperto às seis e meia da manhã. E ele também sabe disso. O que ele não sabe é que não sou escravo de horários fixos predeterminados. Tenho minha própria agenda de compromissos, maleável, instável, cambiante, diferenciada. Sou meu próprio patrão. Não preciso me levantar às seis e meia. Posso pular da cama às sete, que é como programo meu cotidiano, para, assim, dar início aos meus trabalhos às oito e meia. Mas fazer o que, se a jornada de Bioy, o gato, começa às seis e meia, e ele decidiu que, para iniciá-la, precisa de mim a seu lado? E não adianta simplesmente acordar, virar para o lado e pelo menos permanecer na cama pela meia hora que, de direito, ainda me pertence. Impossível fazê-lo com um gato mordiscando os dedos do teu pé, ou miando em teu ouvido, ou trazendo na boca a conta de luz na esperança de que aquele papel se transforme em bolinha a ser jogada com ele. Não tem jeito, a única alternativa é saltar da cama e interagir com o bichano às seis e meia da manhã mesmo, para a alegria e felicidade dele. Meia hora depois (às sete em ponto, portanto), quando já estou irremediavelmente desperto, ele traidoramente se entrega ao mais felino e profundo dos sonos matinais no sofá da sala. Um sono de dar inveja. E de morrer de raiva. Ainda não o esganei e nem tenciono fazê-lo. O consolo é que começo a desconfiar de que sou uma boa alma... (Crônica publicada no jornal Pioneiro em 1 de abril de 2011)

Nenhum comentário: